quinta-feira, 29 de abril de 2010
Mercado século XIX ( Recriação)
quarta-feira, 28 de abril de 2010
sexta-feira, 23 de abril de 2010
SAÚDE NAS COLECTIVIDADES, 2 de Maio, Valado de Santa Quitéria
segunda-feira, 19 de abril de 2010
A visão de quem participou no Workshop, sobre teatro, organizado pela Nova União das Colectividades do Concelho de Alcobaça
Workshop de Teatro realizado no Centro Cénico da Cela
Foi com grande prazer que participei no workshop de Teatro, nos passados dia 17 e 18 de Abril. Apesar de estar com receio de fazer as mesmas técnicas que fiz em workshops passados, adorei esta experiência. Todos as técnicas que aprendi foram novas e muito enriquecedoras.
Estava à espera de mais gente a participar, tenho pena que mais pessoas não tivessem aproveitado estes dois dias. Apesar de sermos poucos, a experiência foi boa. Tornou-se mais acolhedor e pudemos trabalhar as técnicas mais individualmente.
No primeiro dia foram abordados exercícios em que o objectivo era conhecermo-nos, pois eram poucas as pessoas que se conheciam. Achei muito interessante, pois assim o grupo fica muito mais a vontade para trabalhar.
Foi-nos pedido para levar um copo e uma música preferida, o que eu achei muito complicado de escolher. Mais pela parte da música, pois não tenho só uma preferida, tenho várias. Com isso foram feitas algumas improvisações muito engraçadas.
No segundo dia, como já tinha-mos trabalhado algumas técnicas que envolviam trabalhar em grupo chegou a vez de trabalharmos individualmente. Realizámos técnicas de relaxamento, de aquecimento de voz, etc. Para mim este dia foi muito mais proveitoso apesar de ser o mais desafiante, por ser a projectar a voz, onde sinto mais dificuldade.
No geral, achei este workshop muito importante, não só para o meu trabalho como actriz, mas também para o futuro como animadora turística. Aprendi muita coisa nova que me vai ajudar imenso.
Agradeço à NUCCA pela organização deste workshop e á Mariana Moreira, a formadora, por se ter disponibilizado em “aturar-nos”.
Sónia Guilherme
Pó d’ Palco
Aprender a gostar de poesia aos 16 anos
Realizou-se dia 17 de Abril deste ano, no Armazém das artes de Alcobaça, uma Tertúlia de Poesia. Grandes poetas foram aqueles que estiveram presentes… grandes e profundos foram também os poemas lidos e declamados. Alguns, de Clássicos da literatura Portuguesa, como Fernando Pessoa ou Camões, outros da autoria dos presentes, autodidactas vindos de vários pontos do concelho, cada qual com o seu estilo, mas todos, todos com uma grande paixão pela poesia.
Pena é que tenha sido pouco divulgada, pena é também que poucos sejam aqueles que se interessam por este tipo de actividades culturais. Muitos considerariam uma Tertúlia de Poesia como algo exaustivo, maçador… Essa era também, devo confessar, a minha opinião inicial. Contudo Depois de assistir a este agradável Serão, sou pois, “obrigada” a admitir que estava errada… A poesia apresentada, mais séria ou mais engraçada, mais ou menos conhecida, transportava o espectador mais desatento por um turbilhão de emoções, fazendo-nos viver as palavras ditas com emoção e o entusiasmo de quem realmente sente o poema. Não foi de todo aborrecido e muito menos cansativo.
Para aqueles que gostam verdadeiramente de poesia, aconselho vivamente assistir a uma tertúlia, pois é um momento de troca de ideias e formas de pensar, assim como de agradável descontracção. Para aqueles que como eu, são os primeiros a afirmar que “odeiam poesia”… façam um esforço. Sim, talvez custe trocar uma noitada de Sábado pela “chatice” de ouvir uns quaisquer desconhecidos, a ler versos também para nós desconhecidos, mas pode ser também que, no final da noite, essa esforço tenha valido a pena e que, tenha aberto a vocês, como abriu a mim, a vontade de continuar a frequentar estas maravilhosas Tertúlias. Pois nunca é tarde para mudar, e muito menos para de poesia aprender a gostar.